2 min

Quero vender um produto no mercado, mas não sei se ele precisa estar regularizado na ANVISA.

Quero vender um produto no mercado, mas não sei se ele precisa estar regularizado na ANVISA. Diversas categorias de produtos são regulamentadas pela ANVISA e os estabelecimentos que importam, fabricam, distribuem, armazenam, processam e vendem os produtos também precisam de licença para operar.

A ANVISA é a agência regulatória sanitária brasileira, que tem por finalidade promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados. Visite https://www.gov.br/anvisa/pt-br

Diversas categorias de produtos são regulamentadas pela ANVISA : medicamentos, cosméticos, alimentos, produtos de tabaco, produtos derivados de Cannabis, derivados de sangue, agrotóxicos, produtos para a saúde (onde estão inseridos os dispositivos médicos), etc.  

Os estabelecimentos que importam, fabricam, distribuem, armazenam, processam e vendem os produtos também são regulamentados para tanto.

Cada categoria tem distintas exigências e graus de complexidade, que devem ser analisados para que sejam aprovadas pela ANVISA.  Analisando-se então o produto, podemos definir se ele é regulamentado pela ANVISA.

Foto de Adriana Paes Leme

Adriana Paes Leme

Graduada em Farmácia com Habilitação em Indústria pela UFRJ e em Direito pela Universidade Estácio de Sá/RJ; MBA - Gestão de Negócios, IBMEC-RJ ; Mestranda (LL.M) em Data Privacy, Cybersecurity, Data Management and Leadership, Universidade de Maastricht-Holanda (2022-2024). Mais de 20 anos de experiência profissional desenvolvida na indústria farmacêutica com foco em Assuntos Regulatórios.

Confira outros artigos